Relink Bitmap: para que serve e como instalar no 3Ds Max?

O relink bitmap é uma função presente em alguns softwares de edição de imagens, como o Adobe Photoshop. Essa função serve para atualizar a localização de um arquivo de imagem bitmap que foi importado para um projeto de edição, mas que foi movido ou renomeado desde então.

Quando um arquivo de imagem bitmap é importado para um projeto de edição, o software de edição cria um link para o arquivo original. Se o arquivo original for movido ou renomeado, o link pode ser quebrado, o que pode causar problemas para o projeto de edição, como a exibição de uma mensagem de erro ou a exibição da imagem ausente.

Nesses casos, o relink bitmap permite ao usuário atualizar a localização do arquivo de imagem original, reconectando-o ao projeto de edição e permitindo que a imagem seja exibida corretamente. Essa função pode ser muito útil para evitar problemas ao trabalhar com projetos de edição de imagens que envolvem a importação de muitos arquivos bitmap diferentes.

Veja como baixar gratuitamente o Relink Bitmap dentro do 3Ds Max:

1- Primeiro busque no Google por Relink Bitmap

Clique no primeiro link do site colinsenner!

2- Faça Download do script indicado!

Basta clicar que ele será carregado em seu computador!

3- Abra o 3Ds Max para baixar o script dentro dele!

Vá em Scripting → Run Script
Localize o script baixado → Open
Ele aparecerá está mensagem, basta clicar em OK.

4- Vamos colocar seu ícone na barra superior para ter fácil acesso:

Para isto vá em:

Customize → Customize User Interface
Toolbars → Category → encontre por ColinScripts

5- Vamos arrastar o script a barra:

Siga o vídeo abaixo!

E para utilizar? É muito fácil:

Veja no vídeo abaixo que quando é tentado aplicar a textura de madeira no objeto, o 3Dsmax não está encontrando os mapas (as imagens) da textura dentro do computador! Isso pois provavelmente estas foram trocadas de pasta ou deletadas.

Com o uso do Relink você pode encontrar todas essas mapas de novo e atualizar todos de uma vez só, invés de um por um, o que facilita e economiza tempo !

Shift + T você vê todas as texturas que estão faltando no arquivo!

Aqui vai o passo a passo descrito:

  • Quando clicar no ícone da barra superior Relink Bitmap, de Close na caixa de Donate.
  • Em Search Directory, clique em Browse e encontre a pasta com as texturas que deseja carregar no lugar das que estão faltando.
  • Clique em Relink e ele irá executar esta comando.
  • Pronto! Todas as texturas serão substituídas automaticamente.

Gostou? Quer mais conteúdo como este, confira nossos blogs!

Siga-nos no Instagram

Faça parte do nosso grupo no Facebook