O que é um projeto de interiores?

Um projeto de interiores é uma ferramenta desenvolvida por um arquiteto ou designer de interiores que une as informações para se executar um ambiente bem planejado, confortável e funcional. O projeto guia o cliente no decorrer da obra, quanto ao que é necessário para fazer aquele espaço se tornar realidade!

Ele pode ser destinado tanto para um ambiente interno quando externo, desde um dormitório até uma área de festas com piscina, seja este um projeto residencial, industrial ou comercial. Nele constam informações como por exemplo, a marcenaria que será desenhada para aquele espaço com suas medidas e detalhes, objetos que iram compor o ambiente, como também pode ser incluído itens construtivos como o tipo de piso aplicado naquele espaço, dependendo a necessidade e vontade do cliente.

Projeto de interiores para uma área interna.
Projeto de interiores para uma área externa.

Mas quais são as etapas de um design de interiores?

1- Briefing

Esta é a primeira etapa e a mais importante de um projeto, dá conversa inicial onde irá se entender todas as necessidades do cliente, seu perfil, gostos e hábitos, para um melhor planejamento projetual. É feito o alinhamento total do projeto, tratando de todas as questões contratuais e de como vai funcionar o fluxo do processo de projeto finalizando com a leitura geral e assinatura do contrato. Isso da segurança e clareza para ambos (arquiteto e cliente) de como irá funcionar do início ao fim do serviço.

2- Levantamento de medidas do ambiente

Aqui é extraída todas as informações necessárias para a parte técnica do projeto, todos os ambientes são medidos nos mínimos detalhes, largura, altura, comprimento, informações como locação de pilares, tomadas, pontos de iluminação, entre outros, pois estas influenciam na disposição de tudo que será projetado para aquele espaço.

3- Estudo Preliminar

As ideias de um projeto se iniciam em esta etapa onde são feitos pelo menos 3 modelos de proposta para o cliente, sendo a mão livre ou em desenhos de softwares 3D, contendo a setorização dos ambientes, modelos de layout expostos em planta baixa e perspectivas gerais, para apresentação inicial e definição do que seguirá para as próximas etapas. Inclusive é neste momento onde o cliente se impressiona, pois já pode visualizar a prévia de tudo que está por vir.

4- Anteprojeto

Com a aprovação do cliente para o layout, agora se modela todos os itens nos mínimos detalhes, é definido texturas, iluminação, tecidos, paisagismo (se existente), paleta de cores que darão estilo e característica ao ambiente. É no anteprojeto que se deve aparecer todos os itens e como executar in-loco.

5- Projeto de apresentação

Como o próprio nome já diz é o projeto completo para apresentação ao cliente, com o modelo 3D e imagens que ilustram todos os detalhes de um ambiente. Este por sua vez, entra no portifólio do escritório e é nesta etapa que o cliente se encanta vendo todo o resultado do projeto.

6- Projeto executivo

Este é o que vai para a obra, a cópia com todos as informações necessárias, planta baixas, perspectivas, isometrias, imagens, e vistas, cotadas, e com especificações, ou seja o caderno de itens que compõem o projeto. Ele guiará a marcenaria e todo a equipe que executará o modelo, com o apoio das informações fornecidas pelo arquiteto, seguindo suas recomendações, para um resultado 100%.

No projeto de interiores o que o cliente irá receber?

Primeiramente o que deve ficar claro para o cliente é que um projeto por mais simples que seja possui várias etapas das quais serão listadas de melhor forma abaixo. No geral o que deve-se receber ao fim da prestação de serviços é o caderno de projeto para execução com todos estes itens mencionados.

CADERNO DE PROJETO:

1- Layout

A planta baixa de layout é criada com base no programa de necessidades do cliente, e aqui é determinado cada espaço o que irá conter nele e como separara-los da melhor forma mantendo circulações com conforto e funcionalidade. É importante considerar também todos os pontos elétricos e luminotécnicos sejam eles já existentes ou a definir, neste momento, pois influenciam na utilização de cada equipamento que o usuário possui para dispor naquele determinado ambiente.

2- Projeto de mobiliário

Com os espaços já delimitados vem o mobiliário, único em cada projeto pois seu design irá trazer o sentimento desejado, desde seu molde, estilo, cor, textura, bem como todos os objetos auxiliares que compõem a cena. Muito desta parte de entrega é realizada em pranchas de detalhamento para que a marcenaria responsável execute da forma mais fiel possível.

3- Planta de forro e luminotécnico

A planta de forro e luminotécnico como o próprio nome diz, define os pontos de luz no espaço, sua luminotécnica e o tipo de forro com seu respectivo desenho. O forro pode ser existente ou não, quando há sua ausência a laje e as instalações ficam aparentes no espaço, isso no estilo industrial, por exemplo, cai super bem. Já quando há forro, vários elementos podem ser acoplados nele inclusive se esconder instalações como de ar condicionado, por exemplo, e criar elementos como cortineiros nas janelas.

4- Planta de piso

A planta de piso é importante para delimitar cada revestimento em cada espaço, sua paginação, e sentido de colocação, facilitando o trabalho de quem irá executara-lo. Sobre os revestimentos possíveis a serem utilizados, existem vários dentre eles tais como: cerâmica, porcelanato, laminado, ladrilho hidráulico, assoalho de madeira, entre outros.

5- Planta de paisagismo

Nos interiores pode ser usado como um complemento, se desejado, criando elementos naturais no espaço, o que trás mais vida ao ambiente.

6- Detalhes gerais, Cortes e Vistas

Aqui é detalhado todos os item através de cortes e vistas de todos os ângulos dos moveis e elementos, demostrando sua parte interna e externa, como por exemplo em um armário, descrevendo o estilo do puxador do porta no caso e todos seus detalhes.

7- Tabelas

O memorial descritivo trás nas tabelas todos os itens escolhidos descritivos e seus custos para planejamento de gastos da execução, com a intenção também de facilitar a compra de cada item.

Basicamente estes são os passos essenciais de um projeto até sua execução, desta forma a relação cliente escritório tem uma organização do início ao fim!

Gostou? Confira nossos outros blogs!

Siga-nos no Instagram

Faça parte do nosso grupo no facebook