Mapa de glossiness é uma textura utilizada na arquitetura para controlar o brilho e o aspecto reflexivo de uma superfície. Ele é comumente usado em conjunto com outros mapas, como o mapa de difusão (diffuse map) e o mapa de reflexão (reflection map), para criar materiais mais realistas e detalhados em modelos 3D.
Normalmente é representado por tons de cinza, no qual as áreas mais claras indicam uma superfície mais brilhante e mais reflexiva, enquanto as áreas mais escuras indicam uma superfície mais opaca e menos reflexiva. Este mapa é usado para controlar a reflexão especular da superfície, que é a reflexão de luz direta em uma superfície polida ou brilhante.
Ao aplicar um em um 3D, é possível controlar a aparência de materiais como metais polidos, plásticos brilhantes ou superfícies envernizadas. Além disso, o mesmo combinado com outros mapas, simula a aparência de uma superfície reflexiva e brilhante sob diferentes condições de iluminação.
1- Abra o Mapa Base e realize os seguintes passos:
2- Mapa de Glossiness -Tire a saturação da imagem
3- Mapa de Glossiness – Agora ajuste o brilho e contraste
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