Mapas de textura entenda como todos funcionam juntos!

Existem várias alternativas para se criar uma biblioteca de materiais, é possível comprar texturas já criadas em plataformas, ou utilizar as texturas free (grátis) que muitos disponibilizam para download. Uma outra alternativa é que alguns softwares já possuem uma biblioteca padrão como é o caso do corona render, por exemplo, que vem com o corona library. Desses você pode extrair suas texturas e aplicar nos materiais dentro do 3dsmax, sendo que estas bibliotecas possuem infinitas opções e podem suprir sua demanda sem problemas!

Mas imaginemos que você possui um cliente com uma demanda especifica e ele deseja um material “x” o qual você não conseguiu encontrar a textura já criada para aplicar em seus objetos na renderização. Te digo que sim é possível você criar sua própria textura com qualidade e todos os mapas corretos!

Texturas na mais são do que a junção de vários mapas ou seja, fotos com as configurações corretas, que replicam um material na vida real e todos seus parâmetros!

Conheça os mapas básicos que juntos criam uma textura:

1 – Mapa de Diffuse para o 3dsmax

Mapa Diffuse é o usado em computação gráfica 3D para se referir a um mapa de textura que controla a forma como a luz é espalhada ou difundida pela superfície de um modelo 3D. Um mapa difuso geralmente é usado em conjunto com outros mapas de textura, como mapas especulares, para criar um material de aparência realista.

No Mapa Diffuse é possível gerenciar a cor que o material vai ter.

2 – Mapa de Reflect para o 3dsmax

No Mapa Reflect é possível gerenciar quanto de reflexo um objeto vai emitir.

Um mapa de reflexo 3D permite que o usuário explore diferentes perspectivas e ângulos de um objeto reflexivo e mensura quando de reflexo aquele objeto irá produzir, ou seja quando luz chega até ele e volta após ser refletida pelo objeto em questão.

3 – Mapa de Glossiness para o 3dsmax

O mapa de brilho pode ser usado para ajustar a exposição de uma imagem, equilibrar as áreas de luz e sombra, ou para destacar certas áreas da imagem. Existem vários softwares de edição de imagem que podem criar e visualizar mapas de luminosidade, como o Adobe Photoshop, entre outros.

Mapa de Brilho (Glossiness) regula quanto brilho o objeto terá.

4 – Mapa Normal Bump para o 3dsmax

Mapa Normal Bump trás quantas marcações ou nuances a textura terá, suas diferenças de nível.

Um mapa de relevo 3D é uma representação tridimensional de uma superfície, que usa cores e sombras para mostrar as diferenças de altura e elevação em diferentes áreas. Um mapa de relevo 3D pode ser gerado usando software de modelagem ou renderização 3D, que usa técnicas de sombreamento, iluminação e texturização para dar a ilusão de profundidade e volume.

5 – Mapa Displacment para o 3dsmax

Um mapa de deslocamento 3D é um tipo de mapa que representa a variação do deslocamento em uma superfície em três dimensões. As áreas com maiores deslocamentos são geralmente mostradas em cores mais intensas, enquanto as áreas com menores deslocamentos são mais escuras.

O Mapa de Displacment é um adicional ao Normal Bump, evidencia ainda mais o relevos e nem sempre é necessário, depende a textura.

Todos estes mapas quando unidos em uma só imagem para formar uma textura, é como se coloca-se um sobre o outro, e a cada um regula sua própria função, brilho, nível, reflexo, trazendo assim mais realismo a texturas 3D para renderização!

Gostou desse conteúdo? Considere fazer parte dos nossos grupos e nós seguir nas redes sociais para receber muito mais sobre arquitetura, softwares e renderização!

Siga-nos em Instagram

Faça parte do nosso grupo do facebook