Existem várias alternativas para se criar uma biblioteca de materiais, é possível comprar texturas já criadas em plataformas, ou utilizar as texturas free (grátis) que muitos disponibilizam para download. Uma outra alternativa é que alguns softwares já possuem uma biblioteca padrão como é o caso do corona render, por exemplo, que vem com o corona library. Desses você pode extrair suas texturas e aplicar nos materiais dentro do 3dsmax, sendo que estas bibliotecas possuem infinitas opções e podem suprir sua demanda sem problemas!
Mas imaginemos que você possui um cliente com uma demanda especifica e ele deseja um material “x” o qual você não conseguiu encontrar a textura já criada para aplicar em seus objetos na renderização. Te digo que sim é possível você criar sua própria textura com qualidade e todos os mapas corretos!
Texturas na mais são do que a junção de vários mapas ou seja, fotos com as configurações corretas, que replicam um material na vida real e todos seus parâmetros!
Conheça os mapas básicos que juntos criam uma textura:
1 – Mapa de Diffuse para o 3dsmax
Mapa Diffuse é o usado em computação gráfica 3D para se referir a um mapa de textura que controla a forma como a luz é espalhada ou difundida pela superfície de um modelo 3D. Um mapa difuso geralmente é usado em conjunto com outros mapas de textura, como mapas especulares, para criar um material de aparência realista.
2 – Mapa de Reflect para o 3dsmax
Um mapa de reflexo 3D permite que o usuário explore diferentes perspectivas e ângulos de um objeto reflexivo e mensura quando de reflexo aquele objeto irá produzir, ou seja quando luz chega até ele e volta após ser refletida pelo objeto em questão.
3 – Mapa de Glossiness para o 3dsmax
O mapa de brilho pode ser usado para ajustar a exposição de uma imagem, equilibrar as áreas de luz e sombra, ou para destacar certas áreas da imagem. Existem vários softwares de edição de imagem que podem criar e visualizar mapas de luminosidade, como o Adobe Photoshop, entre outros.
4 – Mapa Normal Bump para o 3dsmax
Um mapa de relevo 3D é uma representação tridimensional de uma superfície, que usa cores e sombras para mostrar as diferenças de altura e elevação em diferentes áreas. Um mapa de relevo 3D pode ser gerado usando software de modelagem ou renderização 3D, que usa técnicas de sombreamento, iluminação e texturização para dar a ilusão de profundidade e volume.
5 – Mapa Displacment para o 3dsmax
Um mapa de deslocamento 3D é um tipo de mapa que representa a variação do deslocamento em uma superfície em três dimensões. As áreas com maiores deslocamentos são geralmente mostradas em cores mais intensas, enquanto as áreas com menores deslocamentos são mais escuras.
Todos estes mapas quando unidos em uma só imagem para formar uma textura, é como se coloca-se um sobre o outro, e a cada um regula sua própria função, brilho, nível, reflexo, trazendo assim mais realismo a texturas 3D para renderização!
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