Mapa Bump (Normal) – Como cria-lo no Photoshop?

Mapa Bump é uma técnica usada em computação gráfica para simular as ranhuras e relevos de texturas detalhadas em superfícies de objetos 3D de forma eficiente.

É criado a partir de uma imagem em tons de cinza (chamada de “mapa de relevo”), onde cada pixel representa a direção da normal da superfície do objeto em relação à sua posição original. Esses valores de direção são codificados como cores e, em seguida, aplicados ao objeto 3D, criando a ilusão de que a superfície possui detalhes em relevo.

A iluminação é calculada com base nessas informações de direção da normal ao renderizar a cena, criando sombras e reflexos em uma textura plana e sem detalhes dando-a um aspecto mais realista. O mapa de normal Bump é sempre utilizado na arquitetura, pois seu uso na renderização cria cenas mais realistas!

Venha aprender a criar seu próprio Mapa Bump!

1- Abra no Photoshop o Mapa Disuffe (Seamless) sem emendas da textura desejada!

Aqui no site temos um blog ensinando a fazer este mapa!

Já com ela aberta vá em filtro, 3D, Gerenciar Mapa Normal!
Ele alterar a imagem transformando-a em um Mapa Bump e irá abrir esta tela onde monstra a prévia de como os relevos da textura irão se comportar!

É importante notar se as ranhuras do relevo estão saindo para fora ou para dentro da textura, pois o correto na maioria dos casos é que o relevo entre na textura. Caso ela esteja para fora e se deseja que ela fique para dentro (como no caso demonstrado da textura de concreto) basta apenas clicar no botão inverter textura e dar OK.

Ainda você pode ajustar os parâmetros que aparecem como desfoque e escala de detalhes como preferir e achar que fica coerente para aquele modelo.

2- Salvar o Mapa Normal Bump

Pronto está gerado seu Mapa Bump, agora basta salvar em sua biblioteca para que possa utilizar posteriormente na composição de texturas 3D!

Uma recomendação na hora de salvar é que salve no formado JPEG, JPG, ou PNG para manter a qualidade da textura! Também é possível salvar com a extensão TIF, essa possui ainda mais qualidade, porém torna o arquivo mais pesado o que pode tardar ou prejudicar a renderização posteriormente.

3- Seu mapa está pronto!

Ainda como sugestão para facilitar a junção posterior dos mapas, é salvar a imagem com a inicial da textura_ o tipo de mapa, por exemplo: MADEIRA_NORMALBUMP, desta forma seja mais fácil encontrar a imagem que precisa!

Veja a diferença entre os dois mapas, original e Bump:

CONC_DIFUSSE
CONC_NORMALBUMP

Estes dois mapas combinados na hora da renderização já começam a dar característica a textura, de uma textura uniforme (difusse) e com relevos (Bump). Ainda é possível combinar estes mapas com outros como por exemplo Mapa de Brilho e de Reflexo, que também ensinamos em outros blog’s aqui do site!

Siga-nos no Instagram

Faça parte do nosso grupo do facebook