Mapa, como juntar todos para formar uma textura no 3Ds Max?

A criação de texturas 3D pode ser um processo complexo que requer mapa, habilidades e conhecimentos técnicos em edição de imagens e modelagem 3D. Com prática e entendendo o passo a passo é possível experimentar diferentes técnicas para obter o melhor resultado possível.

Para unir mapas e criar uma textura 3D, você precisará seguir os seguintes passos:

1- Escolha os mapas:

Selecione os mapas que deseja unir para criar a textura 3D. Esses mapas podem incluir mapas de cores (Difusse), mapas de normais (Normal Bump), mapas de reflexão (Reflect-Glossiness), mapas de deslocamento (Displacement), entre outros que se fizerem necessários. Neste caso vamos utilizar um mapa de textura de concreto como exemplo!

O imagem original e todos suas variações de mapas prontas! Veja como fazer esses mapas em outros artigos do nosso blog!

2- Abra o 3Dsmax:

Com a tecla M do teclado, se abre o editor de materiais do 3Dsmax, vá em MODELS → Slate Material Editor.

3- Configuração do Mapa Difusse (mapa de cor)

Será aberto um diferente modo de visualização, onde é possível visualizar as conexões da textura em esquema de nós. Vamos usar desta neste blog para facilitar o entendimento de forma visível.

Siga os passos de 1 á 4 onde:

  • 1 – MATERIALS → CORONA → CoronaLegacyMlt;
  • 2- ABRIRÁ O MATERIAL;
  • 3- DIFUSSE → COLOR (CLIQUE NO QUADRADO )
  • 4- Em MAPS → CORONA → CORONA BITMAP → OK

Com esta ação se abrirá a tela dos arquivos do seu computador para procurar e selecionar a imagem criada do Mapa Difusse, (Veja como criá-la clicando aqui)!

4- Configuração do Mapa Glossiness (mapa de brilho)

Com isso se vê no 1 que o Difusse criado já está conectado na Textura Concreto, agora seguimos com o passo a passo para realizar o Glossiness.

Siga os passos de 2 á 4:

  • 2- Em Refraction altere o level de 0 para 1,0 (isso trará o brilho máximo para a textura através da cor branca.
  • 3- Logo abaixo estará escrito Glossiness, mantenha o Level em um e clique no quadrado ▢ ao lado, ele abrirá a tela do número 4.
  • 4- Nesta você deve selecionar a opção MAPS → CORONA → CORONACOLORCORRECT → OK.
Seguindo, em 1 será possível visualizar que o CORONA COLOR CORRECT já estará conectado ao Refl.Gloss, com ele selecionado faça os passos 2 e 3.
  • 2- Com o Correct selecionado vá em Input e clique em NO MAP. Ele abrirá a aba 3.
  • 3- Em 3 vá em MAPS → CORONA → CORONA BITMAP → OK.
  • Ainda logo abaixo, se desejar mais brilho na textura, mude o GAMMA DE 1,0 para 2,0, isso dará um destaque a mais.

Novamente abrirá os arquivos do seu computador para que procure o mapa criado de Glossiness. Veja clicando aqui como fazer seu Mapa de Glossiness no Photoshop.

5- Configuração do Mapa Normal Bump (mapa de relevo)

No 1, pode-se notar que o Mapa Glossiness já estará conectado ao correct e ao Refl.Gloss. E agora vamos para o Mapa Normal Bump
  • 2- Na textura Concreto deslize a barra lateral até encontrar o item BUMP → clique em NO MAP.
  • 3- A aba 3 será aberta onde em MAPS → CORONA → seleciona CORONA NORMAL → OK.

O Corona Normal será conectado com o Bump como demonstrado em 1 na imagem abaixo:

Para conectar a imagem do mapa Normal Bump ao Corona Normal siga os passos 2 e 3.
  • 2- Com o Corona Normal selecionado 1, vá no Corona Normal Textmap, selecione as opções ADD GAMMA TO INPUT e FLIP TO GREEN (Y), depois clique em NO MAP, ao lado de INPUT IMAGE.
  • 3- MAPS → CORONA → CORONA BITMAP → OK. E então em seus arquivos irá buscar por seu mapa Normal Bump criado!

6- Configuração do Mapa Displacement (mapa de deslocamento)

No 1 visualizamos que o Bump conectou-se ao Normal que se conecta ao Bump da Textura Concreto.

Para o Mapa de Displacement com a textura do Concreto selecionada, deslize a barra lateral até encontrar o item Displacement.

  • 2- Em Displacement indicado no 2, clique em NO MAP.
  • 3- Abrirá a tela 3 onde irá procurar: MAPS CORONA CORONA BITMAP. Desde em seus arquivos irá selecionar o mapa de Displacement que você tenha criado e salvo.

Clique aqui paraver como criar seu mapa displacement!

Pronto! Sua textura está pronta para ser renderizada, abaixo segue um pouco do resultado final da textura!

ANTES → IMAGEM ORIGINAL
DEPOIS → IMAGEM FINAL COM TODOS OS MAPAS AGREGADOS EM UMA SÓ.

Nota-se que resultado final traz muito mais realismo para a textura renderizada!

Textura renderizada em um plano de exemplo!

Ainda ficou alguma dúvida, confira o passo a passo gravado no vídeo abaixo:

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