O IES “Illuminating Engineering Society” é um arquivo desenvolvido por uma organização que publica padrões relacionados à iluminação, onde estes possuem a informação real de luz dos fabricantes de iluminação!
Quando o fabricante cria uma luminária nova, dependendo do formato que é o interior da luminária depois da emissão da luz, seus reflexos criam diferentes tipos de rastro de luz emitido através daquele objeto.
Veja isto exemplificado na imagem abaixo:
Como aplicar IES em uma Corona Light no 3Ds Max?
Para aplicar o IES é muito simples:
- Você deve selecionar a Corona Light criada. Para facilitar sua seleção, na barra superior no lugar de selecione All, coloque selecionar apenas Lights.
- Com o Luz selecionada em suas configurações na barra lateral deslize até embaixo e busque pela opção IES.
- É importante garantir que ela esteja on e clicando ao lado da aba de on é possível abrir seus arquivos e encontrar o modo de IES que deseja aplicar!
Por padrão o Corona já abrirá a pasta com seus modelos que já vêm agregados, desta forma você pode abrir e testar qual mais te agrada para utilizar!
Os arquivos IES são comumente usados em software de design de iluminação para simular o desempenho de sistemas de iluminação em projetos de arquitetura ou engenharia. Eles contêm dados fotométricos que descrevem quanta luz é emitida em diferentes direções a partir de uma fonte de luz, o que é útil para determinar como a luz será distribuída em um espaço e como atenderá aos requisitos de iluminação do projeto.
Gostou? Quer mais conteúdo como este, confira nossos blogs!
Faça parte do nosso grupo no Facebook!