Como utilizar no 3Ds Max os IES padrão do Corona Render?

O IES “Illuminating Engineering Society” é um arquivo desenvolvido por uma organização que publica padrões relacionados à iluminação, onde estes possuem a informação real de luz dos fabricantes de iluminação!

Quando o fabricante cria uma luminária nova, dependendo do formato que é o interior da luminária depois da emissão da luz, seus reflexos criam diferentes tipos de rastro de luz emitido através daquele objeto.

Veja isto exemplificado na imagem abaixo:

Exemplos de modelos de rastro de luz IES

Como aplicar IES em uma Corona Light no 3Ds Max?

Para aplicar o IES é muito simples:

  • Você deve selecionar a Corona Light criada. Para facilitar sua seleção, na barra superior no lugar de selecione All, coloque selecionar apenas Lights.
  • Com o Luz selecionada em suas configurações na barra lateral deslize até embaixo e busque pela opção IES.
  • É importante garantir que ela esteja on e clicando ao lado da aba de on é possível abrir seus arquivos e encontrar o modo de IES que deseja aplicar!

Por padrão o Corona já abrirá a pasta com seus modelos que já vêm agregados, desta forma você pode abrir e testar qual mais te agrada para utilizar!

Entenda melhor o passo a passo assistindo a este vídeo!

Os arquivos IES são comumente usados ​​em software de design de iluminação para simular o desempenho de sistemas de iluminação em projetos de arquitetura ou engenharia. Eles contêm dados fotométricos que descrevem quanta luz é emitida em diferentes direções a partir de uma fonte de luz, o que é útil para determinar como a luz será distribuída em um espaço e como atenderá aos requisitos de iluminação do projeto.

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