A criação de texturas 3D pode ser um processo complexo que requer mapa, habilidades e conhecimentos técnicos em edição de imagens e modelagem 3D. Com prática e entendendo o passo a passo é possível experimentar diferentes técnicas para obter o melhor resultado possível.
Para unir mapas e criar uma textura 3D, você precisará seguir os seguintes passos:
1- Escolha os mapas:
Selecione os mapas que deseja unir para criar a textura 3D. Esses mapas podem incluir mapas de cores (Difusse), mapas de normais (Normal Bump), mapas de reflexão (Reflect-Glossiness), mapas de deslocamento (Displacement), entre outros que se fizerem necessários. Neste caso vamos utilizar um mapa de textura de concreto como exemplo!
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-3-1024x173.jpg)
2- Abra o 3Dsmax:
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-1-1024x576.jpg)
3- Configuração do Mapa Difusse (mapa de cor)
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-2-1024x514.jpg)
Siga os passos de 1 á 4 onde:
- 1 – MATERIALS → CORONA → CoronaLegacyMlt;
- 2- ABRIRÁ O MATERIAL;
- 3- DIFUSSE → COLOR (CLIQUE NO QUADRADO ▢ )
- 4- Em MAPS → CORONA → CORONA BITMAP → OK
Com esta ação se abrirá a tela dos arquivos do seu computador para procurar e selecionar a imagem criada do Mapa Difusse, (Veja como criá-la clicando aqui)!
4- Configuração do Mapa Glossiness (mapa de brilho)
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-4-1024x529.jpg)
Siga os passos de 2 á 4:
- 2- Em Refraction altere o level de 0 para 1,0 (isso trará o brilho máximo para a textura através da cor branca.
- 3- Logo abaixo estará escrito Glossiness, mantenha o Level em um e clique no quadrado ▢ ao lado, ele abrirá a tela do número 4.
- 4- Nesta você deve selecionar a opção MAPS → CORONA → CORONACOLORCORRECT → OK.
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-5-1024x527.jpg)
- 2- Com o Correct selecionado vá em Input e clique em NO MAP. Ele abrirá a aba 3.
- 3- Em 3 vá em MAPS → CORONA → CORONA BITMAP → OK.
- Ainda logo abaixo, se desejar mais brilho na textura, mude o GAMMA DE 1,0 para → 2,0, isso dará um destaque a mais.
Novamente abrirá os arquivos do seu computador para que procure o mapa criado de Glossiness. Veja clicando aqui como fazer seu Mapa de Glossiness no Photoshop.
5- Configuração do Mapa Normal Bump (mapa de relevo)
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-6-1024x529.jpg)
- 2- Na textura Concreto deslize a barra lateral até encontrar o item BUMP → clique em NO MAP.
- 3- A aba 3 será aberta onde em MAPS → CORONA → seleciona CORONA NORMAL → OK.
O Corona Normal será conectado com o Bump como demonstrado em 1 na imagem abaixo:
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-7-2-1024x528.jpg)
- 2- Com o Corona Normal selecionado 1, vá no Corona Normal Textmap, selecione as opções ADD GAMMA TO INPUT e FLIP TO GREEN (Y), depois clique em NO MAP, ao lado de INPUT IMAGE.
- 3- MAPS → CORONA → CORONA BITMAP → OK. E então em seus arquivos irá buscar por seu mapa Normal Bump criado!
6- Configuração do Mapa Displacement (mapa de deslocamento)
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/blog5-8-1024x528.jpg)
Para o Mapa de Displacement com a textura do Concreto selecionada, deslize a barra lateral até encontrar o item Displacement.
- 2- Em Displacement indicado no 2, clique em NO MAP.
- 3- Abrirá a tela 3 onde irá procurar: MAPS → CORONA → CORONA BITMAP. Desde em seus arquivos irá selecionar o mapa de Displacement que você tenha criado e salvo.
Clique aqui paraver como criar seu mapa displacement!
Pronto! Sua textura está pronta para ser renderizada, abaixo segue um pouco do resultado final da textura!
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/ORIGINAL-1024x1024.png)
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/CONC-TP.jpg)
Nota-se que resultado final traz muito mais realismo para a textura renderizada!
![](https://estudiorevival.com/wp-content/uploads/2023/04/CONC-1.jpg)
Ainda ficou alguma dúvida, confira o passo a passo gravado no vídeo abaixo:
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