Primeiro é preciso entender que a câmera de um software (CoronaCam) possui parâmetros que se assemelham e tendem a replicar os efeitos de uma câmera real. Por isso, pessoas que sabem manusear destes comandos em um software, como é no caso do 3Dsmax + Corona Render, podem ser ditas como “fotógrafos virtuais” uma vez que criam imagens com resultados semelhantes ao de fotografias reais.
Para que isto seja possível é necessário ter um conhecimento muito além de apenas manusear comandos, é necessário entender sobre fotografia!
As câmeras reais possuem funções que dependendo que como é tirada a fotografia geram “defeitos de lente”, que muitas vezes são coisas corrigidas na pós-produção por fotógrafos. Mas no caso da renderização isso muda! Esses defeitos na verdade se tornam “efeitos“ favoráveis pois trazem mais realismo a uma imagem.
É importante saber que as câmeras giram em torno de 3 parâmetros principais: a abertura (Fnumber); o obturador (Shutter); e o ruído (ISO). Em seguida vamos explicar um a um para que fique de melhor entendimento.
Vale ressaltar que estes 3 princípios controlam a exposição de uma imagem, ou seja, quanto de luz vai entrar pela câmera (quanto ela conseguirá capturar naquela fração de segundo) para iluminar uma cena.
A abertura (F number) Câmera CoronaCam
Dentro da CoronaCam você irá encontrar uma função chamada Depth of Field (DOT) que diz respeito a profundidade de campo ou seja quanto maior o F, mais fechada a câmera, menor o campo de visão e mais nítida fica a imagem. E ao contrário, quanto menor o F mais aberto é o campo de visão e menos nítida fica a câmera.
O obturador (Shutter)
Já o obturador da câmera diz respeito a velocidade em que a foto foi tirada, e quando tempo o obturador ficou aberto para capturar aquela imagem. Você já notou quando foi tirar uma foto com o celular a noite que a foto demora mais a ser capturada? E se há movimento neste intervalo de tempo fica o “Rastro” na fotografia, então basicamente é este efeito de movimento na imagem que sempre acontece quando há movimento e há pouca luz natural!
O ISO (Ruído)
ISO ocasiona o efeito granulado na foto/imagem, e quanto maior o seu valor, maior o efeito ruído na foto. Existe quem utilize do ruído de forma proposital em seus efeitos de foto, pois assim da um aspecto mais “antigo” a imagem, porém, quanto menor seu valor deixa a imagem mais visualmente limpa, e assim pode se notar todos os detalhes.
No ruído dentro do 3Dsmax é recomendado que não se altere o valor que vem por Default (padrão), pois este irá manter a imagem sem ruído, juntamente com as configurações do Render Setup (F10) de Noise Level.
Gostou do conteúdo? Espero que tenha esclarecido de alguma forma sua dúvida. Até a próxima!
Faça parte do nosso grupo no facebook