Archviz – Efeitos ou defeitos de Câmera e como usar?

É necessário entender que quando buscamos realismo em uma imagem existem alguns conceitos que precisam ser conhecidos como efeitos de câmera que podem transformar da “água para o vinho” uma visualização arquitetônica Archviz!

Para os fotógrafos, estes efeitos são considerados como imperfeições da câmera, corrigidos na pós produção, mas para os artistas Archviz, estes efeitos trazem a sensação de uma verdadeira foto, favorecendo as imagens.

Neste artigo seguem abaixo 8 efeitos de lente para que entenda como eles lhe ajudaram a melhorar percepção de uma imagem de visualização 3D para arquitetura!

1- Desfoque de movimento na Câmera

Efeito motion blur rastro de movimentos dos veículos. (Archviz)

Quanto mais tempo o obturador da câmera ficar aberto entre o intervalo de tempo do clic da foto até de fato a foto ser gravada, é possível (se não tiver alta exposição, ou seja, presença de luz) capturar o rastro de movimento gerado pelos objetos. É importante frisar que este efeito dificilmente vai aparecer durante a luz clara do dia, pois mesmo que haja movimento a luz materializa os objetos. (Podem haver exceções, mas na grande maioria isto acontece).

2- Trilha Leve (Archviz)

Light Trail somente é visível no final do dia/noite, também se refere ao movimento, mas nesse caso o rastro de luz é ocasionado por objetos iluminados, não parados. Quanto maior a velocidade do objeto mais rastro ele irá gerar e menos o objeto será visível, somente seu rastro, e quanto menor a velocidade mais fraco seu rastro.

Imagem acima demonstra o efeito de Light Trail. (Archviz)

3- Brilho (Archviz)

Glare no farol do veículo. (Archviz)

Se refere ao brilho da luz, novamente visível a noite, é justamente essa “estrelinha” no foco de luz que da o brilho para todos os seus lados. As luzes quando fotografadas emitem esse efeito, sejam faróis de veículos, luzes de postes públicos na rua ou lâmpadas de uma cena interna como uma luz de cabeceira em um quarto por exemplo.

4- Florescer (Archviz)

Bloom e Glare andam juntos, uma vez que o glare é o brilho a “estrela” da luz, o Bloom é a aura da luz, ou seja o que dá a ela a sua luz em volta e também brilho, não a permitindo ficar opaca. O glare precisa do Bloom para estar presente, mas o bloom pode existir sem o glare. Utilizar os dois juntos da o efeito perfeito a sua luz criada.

Com e sem Bloom da câmera. (Archviz)

5 – DOF (Profundidade de campo da câmera)

Pedra a frente em destaque e paisagem em desfoque. (Archviz)

Já temos um Blog aqui na página falando sobre o DOF e motion blur, recomendo que leia ele para entender como usar no 3Dsmax. Mas voltando, o depth of field é o desfoque de uma fotografia. Sabe por exemplo quando forçamos a visão em um ponto fixo e tudo ao seu redor fica embaçado? Justamente, aqui você pode escolher um ponto nítido na foto que terá todo destaque e o restante ficará em segundo plano.

6- Bokeh (Archviz)

O obturador de uma câmera pode ter vários formatos que causam estes efeitos de pontos de luz em uma foto. E vários reflexos isso é definido pela forma da abertura que está capturando aquela cena e pode ser manuseado de forma a dar o efeito que for de preferência do fotografo. Esse efeito lembra muito aquelas fotos de natal sabe? Com pontos de natal presente em formato de coração por exemplo.

Bokeh da câmera em formato redondo. (Archviz)

7- Vignette

Efeito de vinheta na câmera, bordas da foto. (Archviz)

A vignette como o próprio nome diz se refere a vinheta o efeito das bordas da foto mais escuros como se estivesse vendo a foto através de um tubo preto. E na verdade é exatamente por isso que este efeito acontece! A lente da câmera é envolvida pelo obturador preto e dependendo de como está configurada, causa mais ou menos este efeito.

8- Chromatic aberration

A chromatic aberration é um defeito de lente que sempre é corrigo no photoshop por ser indesejado, porém trás SIM realismo a foto! Este efeito nada mais é para a captura de cores, todas as cores são baseadas no RGB, tanto que no exemplo ao lado vemos o reflexo vermelho, azul e verde levemente, e ao lado eles corrigidos.

Esse efeito é desejado para simular uma câmera real! (Archviz)

Todos estes “efeitos/defeitos” podem ser simulados dentro de um software 3D e de renderização e sim é recomendado seu uso para auxiliar ao aspecto realista de suas imagens!

Espero que tenha gostado de entender mais sobre isso! Tem alguma dica extra ou dúvida? Deixe um comentário abaixo.

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